segunda-feira, 25 de abril de 2011

FUNDO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA OAB-SP INVESTE EM EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA!!

O fundo de previdência dos advogados instituído pela OAB-SP e pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) está representado na nova diretoria do Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), empossada no dia 9 de fevereiro. Luís Ricardo Marcondes Martins, vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, ocupa agora também a vice-presidência do sindicato, compondo a chapa encabeçada por Nélia Pozzi


"A escolha do nosso nome é o reconhecimento da representatividade que a OABPrev-SP vem conquistando dentro do sistema. E mostra a força dos fundos instituídos, que ocupam hoje papel fundamental no crescimento e no fomento da previdência fechada no país", afirma Martins. A OABPrev-SP é o primeiro fundo instituído a participar diretamente da gestão do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.


Para a presidente Nélia Pozzi, a presença do fundo dos advogados no Sindapp é estratégica. "Estrategicamente, é muito interessante contarmos com a OABPrev-SP, pois os fundos instituídos têm certas peculiaridades. Sua participação traz um olhar diferente à gestão", diz. E acrescenta: "Não se pode falar de fomento da previdência complementar sem incluir os fundos instituídos. Nesse sentido, a participação efetiva da OABPrev-SP é muito bem-vinda".

Em breve, os participantes da OABPrev-SP serão sondados para que digam como desejam ver seus recursos aplicados. Uma pesquisa está sendo elaborada pela Icatu Fundos de Pensão, empresa que gere os investimentos do fundo de previdência dos advogados, visando a indicar a viabilidade de se criarem perfis de investimento e permitir que o participante opte por aplicações de maior ou menor risco. Os resultados da pesquisa nortearão a eventual criação dos perfis.


A sondagem insere-se no projeto de educação financeira que a OABPrev-SP começa a desenvolver. "Nosso objetivo é que os colegas identifiquem e distingam as diversas opções do mercado financeiro, e se sintam em condições de direcionar suas aplicações do modo mais adequado aos recursos de que dispõem", afirma Arnor Gomes da Silva Júnior, presidente do fundo.


A pesquisa indicará a possibilidade de se criarem novos perfis de investimento, apontando eventualmente quantos e quais. Pelas impressões de especialistas, a massa de participantes da OABPrev-SP - 23 mil advogados - abriga interesses e necessidades distintas, mais do que justificando a flexibilização. "Estamos preparando um material que apresente perguntas básicas ao nosso público e, ao mesmo tempo, explique-lhe o processo de investimento", diz o diretor-superintendente da Icatu Fundos de Pensão, Paulo Stockler. "Esclareceremos o que são investimentos conservadores, moderados e agressivos. A própria pessoa irá perceber qual opção está mais próxima da sua realidade", antecipa.


A checagem atingirá todos os participantes da OABPrev-SP e será veiculada por mídia eletrônicas e através do site da OABPrev-SP. "Nós estamos finalizando o cronograma da avaliação, que fará com que conheçamos melhor esse público. Trata-se do primeiro passo para a criação dos perfis de investimento", assinala Stockler.


De fato, não se sabe ainda quantas modalidades de investidor a OABPrev-SP comporta - a pesquisa é que irá dizer. De antemão, espera-se que as respostas apontem para os perfis conservador, moderado e agressivo. "As definições do que é ser conservador, moderado ou agressivo são relativas. Por exemplo, muitas vezes se investe em renda fixa sem que se tenha uma posição conservadora", constata Stockler. "Uma concentração muito alta num determinado perfil pode não justificar a criação dos demais, porque essa flexibilização envolve custos de controle elevados. Seria bom se pudéssemos contar com 10 perfis, mas quanto mais opções, mais o custo aumenta", explica.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que acho MUITO estranho é que ninguem sabe até hoje qual é o CNPJ do fundo da OABprev/SP???
Qual será o motivo????