terça-feira, 24 de maio de 2011

APOSENTADORIA PELO INSS DE BRASILEIRO NO EXTERIOR

INSS - Acordo garante previdência a brasileiros no exterior em diversos países .....

Os presidentes dos países ibero-americanos, entre eles o Brasil, assinaram, em Santiago, no Chile, um convênio multilateral na área de seguridade social, que assegurará a proteção previdenciária aos trabalhadores que migrarem pelos diferentes países do grupo.

Com o acordo, os brasileiros tem o direito de somar o tempo de contribuição previdenciária feito no Brasil com os valores recolhidos em outros países no momento em que requerer benefícios à Previdência Social. Da mesma forma, o INSS reconhecerá a contribuição dos cidadãos desses países que vieram trabalhar no Brasil.

Atualmente, o Brasil já mantém convênio com dez países, incluindo os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo e Portugal), e está negociando acordos com o Japão, a Alemanha, a Coréia, o Reino Unido e os Estados Unidos.

As negociações entre os países ibero-americanos foram concluídas recentemente e a proposta do convênio de reciprocidade será submetida aos chefes de estado durante a cúpula, que será realizada de 8 a 10 de novembro. Integram a Comunidade Ibero-Americana, além do Brasil, os latino-americanos e caribenhos Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, o africano Guiné Equatorial e os europeus Andorra, Espanha e Portugal.

Amparo social -A celebração de acordos internacionais é fundamental para evitar que as pessoas fiquem desamparadas na velhice ou em casos de acidentes e doenças. A globalização da economia, que incrementou o processo migratório, ressaltou ainda mais a importância desses acordos. Na ausência de convênio, os trabalhadores migrantes têm dificuldade para obter os benefícios previdenciários.

Estima-se que mais de dois milhões de brasileiros vivem em outros países. Dos cerca de 800 mil estrangeiros residindo legalmente no Brasil, muitos deles trabalham e contribuem para a Previdência Social. Nos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), moram mais de 3,5 milhões de estrangeiros.

Com o acordo, um argentino, por exemplo, que tenha trabalhado no Brasil e contribuído por 15 anos para a previdência brasileira e mais 20 ao sistema argentino poderá aproveitar o tempo de contribuição em ambos os países na hora de se aposentar. A conta do benefício será dividida entre os órgãos previdenciários de cada país, de forma proporcional ao tempo de contribuição.

O mesmo acontecerá com um brasileiro que tenha contribuído para o INSS e mude para outro país. Desde que esse país tenha acordo com o Brasil, esse trabalhador terá direito a contar o tempo de contribuição no Brasil e se aposentar no exterior. O INSS pagará a parte da aposentadoria correspondente ao tempo de contribuição no Brasil.

No Mercosul, a troca de informações entre os organismos previdenciários dos quatro países será feita por meio do Sistema de Acordos Internacionais (SIACI) e do Sistema de Pagamentos de Acordos Internacionais (SPAI), desenvolvidos pela Dataprev. Esses sistemas poderão ser usados também por outros países que venham a firmar acordo de reciprocidade com o Brasil.

O INSS tem promovido cursos para ensinar os servidores a utilizar as ferramentas desenvolvidas pela Dataprev. Representantes da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), por exemplo, participaram de um treinamento, este ano, em Belo Horizonte.

O sistema SIACI foi criado para dar suporte aos países na transmissão de dados para requerimento de benefícios e informações previdenciárias. Já o SPAI tem a função de gerenciar remessas de pagamento de benefícios feitas pelo Brasil para o exterior.

A Previdência Social brasileira paga atualmente milhares de benefícios para pessoas que residem no exterior. O país com o maior número de brasileiros nessa situação é Portugal, com 8.500 benefícios em manutenção. Em seguida, vem a Itália, com 4.000 benefícios, e a Espanha, com 3.500. Argentina, Cabo Verde, Chile, Grécia, Luxemburgo e Uruguai totalizam mais 2.153 benefícios pagos pela Previdência. Somente o Paraguai, recém integrante do Mercosul, ainda não tem beneficiários do acordo.

Comprovantes

A forma de comprovação do tempo de contribuição no Brasil é igual para o residente e o não residente: mesmo que esteja trabalhando e morando em outro país, o brasileiro deve guardar todos os documentos que comprovem seu tempo de contribuição no Brasil. Mesmo que a pessoa viva em país que não tenha acordo com o seu, ela deve guardar os documentos porque poderá ser beneficiada por um futuro entendimento. Isso vale também para os estrangeiros que estejam trabalhando no Brasil.

O segurado deve requerer o benefício no órgão previdenciário do país onde esteja morando, informando o período de contribuição no Brasil. O órgão se encarregará de certificar as informações com o INSS, no Brasil. Se a incorporação do tempo reconhecido em outro país atender as condições para a aposentadoria, a Previdência Social concede o benefício proporcional ao tempo de contribuição feito no Brasil.

Fonte: AASP



O Brasil agora faz parte da Convenção Multilateral Ibero-Americana de Segurança Social. O tratado estabelece que os beneficiados pelo seguro social podem conservar, independente de sua nacionalidade e residência, seus direitos sociais básicos em todos os países signatários. Na prática, para efeitos de aposentadoria, significa poder desfrutar dos direitos na Espanha e em Portugal e em mais uma série de países latino-americanos.

A medida permitirá aos trabalhadores brasileiros computar o tempo de contribuição à previdência social em países ibero-americanos. Brasileiros que trabalharam ou trabalham em países de língua portuguesa e espanhola na América Latina e na Península Ibérica podem, a partir de agora, somar o tempo de contribuição registrado em cada um deles e solicitar o pedido de aposentadoria.

O ministro de Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, assinou o acordo de aplicação da convenção, que também beneficia os estrangeiros ibero-americanos que tramitem suas aposentadorias no país.

"Esse acordo facilitará a vida dos cidadãos no exterior e representará o resgate de um tempo de permanência que eles tinham e que não era observado nem reconhecido para efeito da Previdência Social”, afirmou Garibaldi.

Entre os direitos garantidos, está o subsídio de aposentadoria que engloba os anos contados em qualquer nação ibero-americana, um aspecto considerado chave pelos países participantes.
“É um instrumento que globaliza a proteção social, uma espécie de portabilidade do direito à aposentadoria e demais benefícios. É como se o trabalhador colocasse embaixo do braço o seu tempo de contribuição e viajasse com ele. Ao completar os requisitos necessários, faz o requerimento em qualquer um dos países”, disse o secretário executivo do Ministério, Carlos Eduardo Gabas.

Para o ministro Garibaldi, o acordo facilitará a vida dos cidadãos no exterior e representará o resgate de um tempo de permanência que eles tinham e que não era considerado nem reconhecido para efeitos da previdência social.

O Brasil é o 10º país, de um total de 22, a ratificar o tratado estabelecido em 2007. Os países que integram a convenção são Brasil, Andorra, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

FONTE REVISTA ÉPOCA.

22 comentários:

Daniel Sousa disse...

trabalhei por 10 anos em portugal agora trab em espanha queria saber (se voltando para o brasil por exemplo se trab aqui 15 anos no brasil conta 15 anos ou um pouco mais por causa dos cambios de dinheiro muito obrigado ADEUS

Sabe como é sou eu! disse...

O meu pai trabalhou no Brasil fazendo desconto de 1984 a 2001, estou em Portugal faço desconto de 2002 até 31-03-2012, mas tambem continuei pagando por conta propria INSS tambem no Brasil de 2012 até 31-03-2012 ele gostaria de saber como faz o calculo ou se já pode aposentar ou quanto tempo falta.
Muito obrigado

evelline disse...

meu esposo é argentino e está aposentado lá por invalidez, como seriia a aposentadoria dele pode ser transferida pra cá?? já que ele vive aqui... e a presidenta mandou que todos que viajassem teriam que abriir conta em dolares pra sacar em outro país. agor ele não pode sacar mais sua pensão sem antes ir lá só pra isso... alguém poderia dar-nos uma luz?

Exclusividade em Ilhabela! disse...

Contribui durante 5 anos à Previdência Espanhola e a um fundo de pensão privado e gostaria de saber se posso trazer este fundo de pensão para um banco no Brasil ou pedir o resgate daqui. Obrigado antecipadamente.

Anônimo disse...

oi gostaria de saber se qualquer pessoa pode pagar a previdencia com seu teto maximo morando fora do brasil ou seja sem ter emprego propio como carteira de trabalho e outros documentos? pois se eu contribuir com o teto maximo por 15 anos eu ja poderia entra com o pedido de aposentadoria?

Unknown disse...

estou aposentado no Brasil e recebo a pensao no exterior. A partir de este mes (junho/2013) estao descontando 25% para uma pensao de 678,00 reais. Alguem sabe se e legal?
obrigado

valter disse...

Geralda Moniz - meu marido tem uma aposentadoria de 466,45 reais no Brasil, sendo este dinheiro recebido em Portugal, ocorre que tem recebido entre 170,00 e 180,00 euros em Portugal.No mês de junho só recebeu 125,00 e agora no mês de julho 119,00euros.O que se está a passar? não pode ser diferença de cambio, pois a diferença é muito grande. Responder E-MAIL valter_35@live.com.pt

Unknown disse...

Muito interessante. Quando lemos o texto acima, encontramos uma esperanca para aqueles que temos aportado em outros paises. No entanto, despertam um monte mais de perguntas, algumas muito especificas.
Sera' que tem alguem ou algum site, que pode responder ou assesorar neste quesito, em forma gratuita ou paga, mas que seja de nivel profissional mesmo?

Unknown disse...

Ninguém, da governança portuguesa, explica coisa alguma do que se passa.
Na Espanha também estavam sujeitos a esse "roubo", desde Maio/2013.
A partir de Setembro ficaram livres disso.
Em Outubro, tiveram devolvidos os valores retidos em Brasília, entre Maio e Agosto.
Só em Portugal é que ninguém liga nenhuma, ninguém responde, ninguém explica.
Também ninguém do governo diz se estão a exercer a mesma sacanagem sobre os benefícios pagos por Portugal aos residentes no Brasil.
Não lhes convém "abrir o jogo"!

Unknown disse...

Dizem que é para "EVITAR DUPLA TRIBUTAÇÃO".
São muito "BONZINHOS". Ficamos todos muito agradecidos pela iniciativa legal...!
- Pagamos, à cabeça, o modesto tributo de 25% , seja qual for o montante do benefício.
- Mas ficamos protegidos dessa "COISA HORRÍVEL", que seria a tal "DUPLA TRIBUTAÇÃO". Livra...!
- Além disso, os países contratantes, não apenas nos garantem este tipo de "PROTECÇÃO", como ainda conseguem arrecadar 25% sobre os benefícios que tenha, cada um, a transferir para residentes no outro país.
BEM PENSADO...

Donarson e Loanda disse...

Sou aposentado pelo INSS.
Estou trabalhando no Uruguay e estão descontando as contribuições sociais, para a aposentadoria.
Será necessário eu pagar se já estou aposentado no Brasil e meu visto é de residência temporária por dois anos.
Abs.
Donarson

Donarson e Loanda disse...

Sou aposentado pelo INSS.
Estou trabalhando no Uruguay, por dois anos, tenho visto de residência temporária.
Estão fazendo os descontos para aposentadoria aqui no Uruguay.
Será que posso ser liberado destas contribuições, se já sou aposentado no Brasil e vou embora em menos de dois anos?
Abs
Donarson Machado

Alessandra de Souza disse...

ola Emidio minha tia mora na espanha e contribuiu pouco aqui no brasil para a previdencia gostaria de saber se ela pode e tem direito de receber a aposentadoria (mesmo sendo casada com um estrangeiro) isso a impede de receber

Unknown disse...

trabalhei em portugal 7 anos pagando a segurança social, voltei para o brasil com 62 anos dei entrada na aposentadoria averbando o tempo de portugal aqui no brasil.Minha aposentadoria veio com 486.11, nao recebo o salario minimo do brasil,eu tenho direito em pedir a minha aposentadoria em portugal? se tenho oque devo fazer. Poderia me dar uma orientaçao. muito obrigado.

Unknown disse...

Não sou robô. Sou uma mulher que trabalhou duro para criar 3 filhos sozinha. Quando a Cia de Transportes Coletivos do Estado do Rio de Janeiro, foi extinta pelo sr Moreira Franco, fiquei sem trabalhar de carteira assinada. Com a idade que já tinha, conseguir outro trabalho era difícil. Minha pobre mãe me ajudou e muito. Comecei a recolher como autônoma, até que um infeliz de um contador sumiu e com meus carnês pagos. Hoje o INSS que não tem controle sobre essas contribuições, nem dele mesmo (INSS), não encontra o que já paguei. Para completar a presidenta de voces, aumentou de 60 anos ( idade que tenho hoje), para 90 . Seja lá que idade maluca que ela inventou. Se , uma mulher que trabalhou 90% de sua vida desde os 14 anos de idade e hoje com 60 , doente , o que a vossa presidente quer? Que morremos para não pagar a aposentadoria. E seus funcionários, não terem controle do que os autônomos já pagaram. As pobres coitadas das pensionistas, segundo essa sra, irão receber somente 40% do devido, ou seja, 40% das aposentadorias de seus maridos, companheiros , que trabalham tanto por este país. Viajar para o exterior e pagar a previdência de lá, deve ser independente da aposentadoria super milionária, recebida no brasil. Comunismo que alegam ser nas "dificuldades", na prática é outra. è encher seus próprios bolsos ás custas do pobre povo brasileiro e estrangeiro também. Não vale a pena descontar para um instituto que quando mais se precisa, que é a velhice, nos rouba na mão grande. Outra coisa a ser lembrada aos autônomos, é que se voce desconta em cima de 10 salários mínimos, hoje , vai receber somente um. O mesmo para as viuvas que ainda tem que ajudar seus filhos. Isto que um dia foi chamado de Brasil, nem socialista ou comunista é. E as pessoas que lidam com justiça previdenciária, não vejo fazer nada. Meu e-mail é rosajordao!@gmail.com para quem quizer debater estas e outras questões que afetam a barriga de nossos filhos e netos.

Unknown disse...

Aguardo pelo menos um sinto muito.

Unknown disse...

oi, sou funcionario publico no Brasil sob o regime estatutario, tenho dupla cidadania espanhola, gostaria de contribuir para o inss da Espanha para 2 aposentadorias. E possivel isso.

Unknown disse...

oi, tenho uma duvida, tenho dupla nacionalidade (espanhola), mas trabalho no Brasil, sou funcionario publico sob regime estatutario, poderia recolher para aposentadoria inss na Espanha tambem, ou nao e possivel

robsongualda@hotmail.com

Unknown disse...

Sou deficiente fisico e recebo um benificio do governo federal brasileiro , sou casada com um argentino posso optar por receber o beneficio da argentina e nao pelo brasileiro?

JOANA LOPES disse...

Joana, Olá gostaria de saber se é possível eu me aposenta no Brasil,vivo em Portugal faz 15 anos e contribuo para a Segurança Social exatamente 15 anos e contribui no Brasil 12 anos e como sou brasileira gostaria de me aposenta no Brasil,e com a lei do Brasil de aposentadoria para mulheres, somando tempo de trabalho mais idade que seria 85 anos já posso me aposenta, e a minha duvida é como moro em Portugal e vou continuar morando se posso levar as minhas contribuições de Portugal para o Brasil e entra com o pedido de aposentadoria no Brasil,isso é possível,e como é feito os cálculos eu no Brasil ganharia um salário mínimo,qual seria o valor,faço essas perguntas porque tenho duvidas se devo me aposentar no Brasil ou Portugal,se for no Brasil em 2016 já tenho os 85 anos exigidos, se for em Portugal ainda faltam 9 anos, poderiam me ajudar com essa duvida, obrigada meu e-mail : jdarcristo@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber, adquirindo a cidadania americana o cidadão perde o direito a pensão e aposentadoria no Brasil?


grato

Unknown disse...

Tirando a cidadania perde o direito a pensão e aponsentadoria brasileira?



grato