quarta-feira, 4 de maio de 2011

EM PORTUGAL O VALOR MÍNIMO DA APOSENTADORIA É DE R$ 1.144,00. O Salário Mínimo em Portugal é de 565,70 EUROS. (clik aqui e veja o valor do salario minimo)

Paulo Portas convicto de que pensões mais baixas serão poupadas à austeridade
por LusaOntem


O líder do CDS-PP disse hoje estar convicto de que será possível proteger as pensões mais baixas, sublinhando que o seu partido procurou exercer influência nesse sentido junto da "troika" que está a preparar a ajuda externa.
"Temos procurado exercer a nossa influência e explicar o que é que significa esta geração de portugueses com pensões baixíssimas junto da missão que está a tratar da ajuda externa a Portugal e estou convencido que há-de ser possível proteger estes portugueses, os idosos mais pobres cujas pensões tinham sido erradamente congeladas no chamado PEC 4", afirmou.
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, falava aos jornalistas no final de uma reunião com a direcção da Caritas, em Lisboa. Questionado sobre se o partido foi contactado para mais uma reunião com os peritos do FMI, BCE e CE, Portas disse que "se houver" mais alguma reunião, o resultado será anunciado.
Para o líder do CDS-PP, é essencial que "haja ética social nos programas de austeridade": "Há uma linha que não é ultrapassável, que são os idosos mais pobres, que trabalharam toda a vida".

Aumenta o número de reformas de valor inferior aos 485 euros, e atualmente passam de 1,5 milhões de aposentadorias (lá são chamadas de reformas) abaixo do salário mínimo que é de R$ 1.144,00.

Os dados são da Pordata e citados na edição de hoje do "Correio da Manhã". No ano passado, 1.441.065 idosos recebiam pensões abaixo dos 485 euros mensais.
Ainda de acordo com o mesmo jornal, numa altura em que se fala na possibilidade da idade da reforma aumentar para os 68 anos, são cada vez mais os portugueses que se reformam mais cedo.


veja no link:

Nenhum comentário: