terça-feira, 3 de maio de 2011

ROTEIROS PARA APOSENTADOS


França: melhor saúde do mundo

Morar na França evidentemente não é barato, mas pode ter um custo-benefício bastante interessante para aposentados que escolham viver fora das regiões badaladas de Paris, Riviera e Provence. O site da AARP indica a região de Languedoc-Roussillon, no sudoeste do país, a três horas de trem de Paris. Languedoc inclui as cidades de Nîmes, Montpellier e a estilosa Parpignon, além de ser repleta de cidades e castelos medievais, ruínas romanas e colinas pedregosas, às margens do Mar Mediterrâneo.

O custo de vida é bem mais alto que nos outros países dessa lista. Segundo a publicação americana, uma vida “frugal, mas confortável” custa cerca de 2.500 dólares por mês, algo em torno de 4.000 reais. O aluguel de um apartamento modesto em Montpellier não sai por menos de 1.200 dólares por mês, e um imóvel para compra custa a partir de 250.000 dólares. Comer fora também tem preços salgados. Um jantar para dois sai, em média, por 60 dólares, em torno de 100 reais. O atendimento de saúde na França, por outro lado, foi considerado o melhor do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), combinando qualidade e preços radicalmente baixos.

Capital da Argentina une útil ao agradável
Apesar da inflação galopante - em torno de 25% em 2010, segundo consultorias privadas - e da burocracia, a AARP considerou a Argentina um dos países com melhor custo-benefício para se passar a aposentadoria. O país dos “hermanos” teria ficado atrativo desde a desvalorização do peso em 2002, o que faz com que uma renda de 2.000 dólares mensais (nem 3.500 reais) seja suficiente para manter um bom padrão de vida.

Embora cidades como Mendoza e Bariloche tenham menor custo de vida, o destaque da lista ficou para Buenos Aires, com sua vida cultural intensa, população cosmopolita e bairros acolhedores para expatriados, como Belgrano, Palermo, Puerto Madero, San Telmo e Retiro. Os aluguéis na capital podem ficar entre 500 e 2.000 dólares por mês. Para compra, os preços dos imóveis variam bastante, mas é possível encontrar casas à venda a partir de 120.000 dólares. Um jantar para dois sai por 30 dólares - uns 50 reais - mesmo acompanhado de um bom vinho local. Outros pontos altos de Buenos Aires são o clima ameno e o tratamento de saúde de alto padrão, inclusive o de emergência. Expatriados normalmente contratam um plano de saúde internacional, que costuma ser suficiente e em conta
BUENOS AIRES


ITALIA
Na Itália, alternativas à cara Toscana
Para morar na Itália com um custo de vida menos proibitivo que o de cidades como Roma, Veneza ou da região da Toscana, o site da AARP indica a região de Le Marche, às margens do Mar Adriático, e seus vinhedos, praias e montanhas de picos nevados. Le Marche não é das regiões mais ricas em termos de arte e cultura, em comparação a cidades como Roma e Florença. Mas na cidade murada de Urbino é possível encontrar algumas das construções renascentistas mais impressionantes do país. O sistema de saúde é geralmente bom, e os melhores hospitais da região se localizam na capital Ancona.

É possível viver em Le Marche com uma renda a partir de 1.700 dólares por mês, pouco mais de 2.500 reais, mas expatriados que lá moram consideram mais “realistas” valores um pouco mais altos. Aluguéis em cidades rurais custam a partir de 600 dólares por mês, mas o mínimo nas cidades costeiras é de 1.500 dólares, bem mais salgado. Os imóveis para compra podem custar 150.000 dólares, mas chegam a nada menos que 300.000 dólares nas cidades costeiras


PORTUGAL

Portugal tem baixo custo para a região

Sem a barreira da língua para os brasileiros, Portugal surge como outro destino interessante para estrangeiros, com custos reduzidos frente a outros países da Europa Ocidental, clima ameno e riqueza histórica e cultural. As cidades preferidas pelos aposentados expatriados são Estoril e Cascais, na costa do Oceano Atlântico, a 24 quilômetros de Lisboa. Apesar de caras para os padrões portugueses, ambas as cidades vêm assistindo a uma queda de preços. Cascais conta com transporte público eficiente, táxis em conta e abundância de serviços e entretenimento.

Uma vida confortável na região custa em torno de 2.000 dólares por mês, menos de 3.500 reais,

embora seja possível viver modestamente com um pouco menos que isso. Uma casa confortável custa em torno de 250.000 dólares, nada barato. O aluguel, por outro lado, custa a partir de 1.000 dólares, um valor razoável. O sistema de saúde é bom, contando com o renomado Hospital Britânico em Lisboa



ESPANHA


Na Espanha, imóveis se tornaram mais atrativos

Depois da crise imobiliária que atingiu a Espanha em cheio, a compra de um imóvel no país ibérico tornou-se uma ideia atrativa mesmo para estrangeiros, especialmente aqueles que querem se instalar por lá. A lista da AARP recomenda para os aposentados expatriados as cidades que ficam ao longo da Costa del Sol, nome dado aos 240 quilômetros de litoral mediterrâneo na região da Andaluzia. Apesar do turismo intenso, em especial em cidades como Málaga e Marbella, a Costa del Sol abriga também cidades tranquilas e praias pouco exploradas, sob um céu azul e um sol intenso.

Alguns americanos que vivem na região alegam ser mais barato morar por ali do que nos Estados Unidos. Não há impostos sobre as vendas e a taxação sobre propriedades é bastante baixa se comparada ao país norte-americano. Com cerca de 2.000 dólares por mês (menos de 3.500 reais) é possível viver confortavelmente. Os aluguéis podem custar em média 700 ou 2.000 dólares, dependendo da localização, e casas de alto padrão de dois quartos custam a partir de 200.000 dólares. O sistema de saúde é bom e os planos de saúde costumam sair em conta

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Emidio,

Fiquei bastante feliz com os seus relatos sobre belas e boas cidades para aposentados eu pessoalmente tenho loucura para morar em Portugal onde ja estive fazendo turismo gostaria muito da região norte mais frias como Porto, Braga, Aveiro, Viseu, e até Leiria. Somos um casal de aposentados e juntos fazemos pouca mais de R$8000,00 mês e ainda estamos desfazendo de uma propriedade no valor de um pouca mais de R$500.000,00 e caso esta mudança se realize teremos mais um aluguel desta nosso casa onde hoje moramos. Pelo que tenho pesquisado acho que tenho possibilidades de morar em Portugal e realizar este sonho.
Emidio gostaria se for possível de um comentário seu a respeito.


Agradecido Paulo

hulk.bmw@gmail.com