quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMO FUNCIONA O MARKETING DA MENTIRA OU DO LOBBY

Infelizmente vemos isso todo dia no Brasil também! O INSS é talvez a maior vítima, pois todos os dias tem notícias negativas sobre o INSS. Tem noticia que diz que o INSS está quebrado; que paga as maiores e mais generosas aposentadorias e ora diz que consome todo o dinheiro que o povo paga de imposto. Ou seja dá a impressão que alguém está ganhando com isso! Será verdade???? Quem será????? Certamente nunca vamos descobrir como descobriram no caso abaixo. Mas uma coisa é certa: tem muito texto, muita matéria, muito artigo e muita reportagem por aí dando na cara que é matéria paga.

Veja que caso interessante:


O Facebook contratou a empresa de relações públicas Burson-Marsteller para tentar plantar notícias negativas sobre o Google.

Em matéria no site The Daily Beast, o jornalista Dan Lyons conta que, nos últimos dias, havia um mistério rondando a região do Vale do Silício, na Califórnia, onde se localizam várias empresas de tecnologia.

A Burson-Marsteller, multinacional de relações públicas, teria sido contratada para plantar no noticiário matérias negativas sobre o Google, tendo como mote acusações de invasão de privacidade por parte da gigante de buscas.

E quem seria o cliente da Burson? "Enquanto os dedos apontavam para a Apple a Microsoft, o Daily Beast descobriu que é uma empresa que ninguém suspeitava --o Facebook", diz o texto de Lyons.

"Confrontado com evidências", diz a matéria, um porta-voz do Facebook confirmou a contratação da Burson e citou duas razões: 1) o Facebook "acredita que o Google está fazendo algumas coisas em redes sociais que causam preocupações de privacidade; 2) "e talvez mais importante", a empresa "ressente as tentativas do Google de usar dados do Facebook em seu próprio serviço de rede social".

As ações da Burson contra o Google começaram a gerar burburinho no início do mês, quando o blogueiro e pesquisador Christopher Soghoian tornou público uma oferta que recebeu para escrever um artigo opinativo sobre violações à privacidade dos usuários supostamente cometidas pelo Google.

A oferta, feita via e-mail por John Mercurio, da Burson, incluía um tipo de minidossiê recheado de informações negativas sobre o serviço Social Circles, do Google. Mercurio diz que poderia ajudar na elaboração do artigo e em sua publicação em algum veículo de grande popularidade, citando como exemplos o jornal "The Washington Post" e os sites Politico, The Hill, Roll Call e The Huffington Post.

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