domingo, 8 de maio de 2011

APOSENTADORIA PELA IDADE MÍNIMA, SE FOR FLEXÍVEL E COM 51 ANOS, PODE SER UMA BOA IDÉIA!!

O governo não quer acabar com o Fator Previdenciário. Contudo, diante da insistência de muitos aposentados e trabalhadores, especialmente que se manifestam pela internet, o governo está disposto a aceitar acabar com o Fator mas, não de graça.

Quer implantar outro sistema para impedir o trabalhador de se aposentar como ocorria antigamente, com apenas 35 anos de contribuição. Isso demonstra que o governo quer continuar tungando uma parte do valor das aposentadorias para que o trabalhador não se aposente novo, com os mesmos efeitos do Fator previdenciário!!

Uma das propostas é a criação do mecanismo da idade Mínima, pelo qual o trabalhador, mesmo com 35 ou quarenta anos de pagamento de INSS, mesmo assim, só vai se aposentar ao completar 65 anos de idade, cujo sistema vai levar muita gente a contribuir por até 50 anos ao INSS. O que é um absurdo. Especialmente para aqueles que começaram a trabalhar mais novo.

Todavia, o Sistema tem algumas propostas interessantes para flexibiza-lo de tal forma a ajustar situações especiais, que se o Governo adotar como regra, pode ser uma boa saída para substituir o Fator previdenciário. Essas propostas atendem a situação dos trabalhadores que começaram mais cedo e daqueles trabalhadores atuais que já estão perto de se aposentar.

Para o primeiro caso, dos que começaram mais cedo, seria dado um peso maior ao tempo de contribuição de tal forma a equilibrar o tempo de contribuição com a idade mínima. E para os que estão atualmente, próximos da aposentadoria, criaria uma regra de transição, onde a idade mínima seria bem mais baixa do que a proposta final, ou seja: no início da implantação do sitema permite-se aposentar com 53 anos da idade e, com o tempo, ano a ano, vai subindo essa idade mínima até atingir os 65 anos de idade, de tal forma a atingir mais as aposentadorias futuras.

Uma dessas propostas é a do Senador Paulo Paim conforme o quadro abaixo:
click no quadro e veja maior:

3 comentários:

Anônimo disse...

Emidio, talvez voce já recebeu um e-mail meu, já falei que o governo quer aposentar os defuntos, assim sobra mais dinheiro para eles se enriquecerem ilicidamente, esta é realidade do nosso pais, trabalhador não tem vez, infelizmente.

Anônimo disse...

Ou seja: Mesmo assim sobraria a viúva com direito a pensão. Só que o governo quer acabar também com as pensões das viúvas e das filhas. Assim sobra muitooooooo $$$$ pois o INSSS arrecada cerca de 300 bilhões por ano.

Unknown disse...

e os que já se aposentaram com o maldito fator, como ficam