domingo, 1 de maio de 2011

A BARRA FUNDA - SÃO PAULO

O bairro da Barra Funda nasceu do loteamento da fazenda Iguape. Logo após a divisão da área, os italianos começaram a povoar a área. Uma das razões para a imigração era a construção de uma ferrovia no local. O nome do distrito surgiu porque no passado, a barra do rio Tietê na região era muito funda.


Bairro nasceu do loteamento da fazenda Iguape (Foto: Divulgação/opatifundio.com)
O progresso da Barra Funda está estreitamente ligado à construção de estradas de ferro para o escoamento da produção do café na cidade. Por conta disso, tornou-se um bairro operário, que abrigava trabalhadores ao longo dos trilhos da ferrovia, que ensacavam as mercadorias produzidas pelas fábricas.



Outro fator que colaborou para o desenvolvimento do bairro foi a construção do Parque Industrial das Fábricas Reunidas Francisco Matarazzo, instalado no bairro vizinho da Água Branca, em 1920.




A região sofreu um forte abalo com a crise de 1929, que resultou no fechamento de empresas e na saída de famílias endinheiradas para outros locais. Após alguns anos, muitas casas deram lugar a estabelecimentos comerciais e prédios de negócios se instalaram nas redondezas.




INFRAESTRUTURA - O bairro conta com o Terminal Intermodal Barra Funda que reúne todas as modalidades do transporte coletivo (metrô, trens, transporte rodoviário, ônibus municipais e intermunicipais). Também abriga o estádio do Parque Antarctica e o centro de treinamento (CT) do time de futebol Palmeiras e São Paulo. O Shopping West Plaza e Bourbon Shopping são os dois principais centros de lazer e compras da região. Além disso, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a UniNove têm grandes unidades no bairro.


PONTOS TURÍSTICOS - Na divisa da Barra Funda com Perdizes está o Parque da Água Branca. Além da área de lazer, o local tem espaços infantis e para a terceira idade, museu de arqueologia e, nos finais de semana, mantém uma programação permanente, incluindo festas folclóricas, exposições de animais, leilões e rodeios.



A Barra Funda é famosa também por ser o bairro das escolas de samba Camisa Verde e Branco e Mancha Verde, e pelo Memorial da América Latina, projetado por Oscar Niemeyer. O complexo é constituído por um acervo permanente de obras de arte, biblioteca e eventos itinerantes.


Galpões desocupados estão sendo ocupados por grandes empreendimentos (Foto: Divulgação)




MERCADO - Pesquisas apontam que a valorização de terrenos na região estourou. Deacordo com a Associação de Moradores da Barra Funda, um terreno que, há dez anos, custava R$ 50 mil, hoje está em R$ 200 mil.



Como o distrito possui enormes galpões desocupados e a Prefeitura ainda autoriza grandes empreendimentos na região, o mercado definitivamente aposta na Barra Funda como o bairro paulistano da vez.

Nenhum comentário: